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Carta de Serviços/CRAS - CENTRO DE REFRÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

 

O que é?

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da Assistência Social pela comunidade. É uma unidade pública municipal onde são ofertados ações e serviços de proteção social básica, com o objetivo de fortalecer a convivência familiar e comunitária. O CRAS promove a organização e a articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas, possibilitando o acesso de famílias, seus membros e indivíduos aos serviços, benefícios e projetos de assistência social.

 

A quem se destina?

População que vive em situação de vulnerabilidade social, famílias e indivíduos em situação grave de desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

 

Serviços ofertados: São ofertados o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Na unidade, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

 

  • Serviço De Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF)

É oferecido no CRAS e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Podem participar do PAIF famílias em situação de vulnerabilidade social, sendo prioritários os beneficiários que atendem os critérios de participação de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais bem como pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de fragilidade.

O PAIF oferece atendimento às famílias, visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a outros serviços e políticas do Governo Federal. O serviço também apoia ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, ajudando a comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns.

 

  • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

Este serviço realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. No nosso município são ofertados através dos seguintes Projetos:

 

Projeto Crescendo em Cidadania: Trata-se da oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com o intuito de ao atendimento de crianças de crianças de 6 a 12 anos e que pertençam ao público alvo da Política de Assistência Social. É ofertada a Proteção Social Básica, com foco na constituição de espaço de convivência, formação para participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças, a partir dos interesses, das demandas e das potencialidades dessa faixa etária. Dentre as atividades oferecidas estão: o artesanato, a música, a dança, a educação física, a capoeira, a contação de histórias, além de alimentação balanceada e realizam a higiene pessoal, afim de estimular suas potencialidades, habilidades, talentos, socialização e propiciando a formação cidadã.

Projeto Lar dos Idosos: Oferece atividades artesanais e trabalhos socioeducativos com objetivo de contribuir para o processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo, visando desenvolver as potencialidades diante das questões que resultam em vulnerabilidade. São desenvolvidas atividades que contribuem no desenvolvimento da autonomia, no fortalecimento de vínculos familiares, do convívio comunitário e na prevenção de risco social. A intervenção social deve estar pautada nas características, interesse e demanda dessa faixa etária, considerando a vivência em grupo, as experimentações artísticas, e a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social.

  • Benefícios Assistenciais

Os benefícios assistenciais fazem parte da política de Assistência Social e são um direito do cidadão e dever do Estado. Esses benefícios são divididos em duas modalidades: o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e os Benefícios Eventuais.

Benefício de Prestação Continuada (BPC) garante a transferência mensal de 1 (um) salário mínimo à pessoa idosa com 65 anos ou mais e à pessoa com deficiência de qualquer idade. Nos dois casos, o cidadão que pleiteia o benefício deve comprovar não possuir meios de se sustentar ou de ser sustentado por sua família.

Benefícios Eventuais são caracterizados por serem suplementares e temporários, prestados aos cidadãos e às famílias nas situações de nascimento, morte e de vulnerabilidade provisória e calamidade pública.

 

  • Bolsa Família

É um programa que contribui para o combate à pobreza e à desigualdade, todos os meses, as famílias atendidas pelo Programa recebem um benefício em dinheiro, que é transferido diretamente pelo governo federal. 

O Programa Bolsa Família atende às famílias que vivem em situação de pobreza e de extrema pobreza.

 

  • Cadastro Único

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características do domicílio, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

  • CRAS - Centro de Referência da Assistência Social
     Rua Bahia, 461, Centro -
     CEP: 86618-000 - PRADO FERREIRA - PR
     Responsável: Flávia Scaloni Vendramini
     Telefone(s): (43) 32441503
     E-mail: cras@pradoferreira.pr.gov.br
     Horário de Atendimento: De Segunda à Sexta-Feira - Das 08:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00.

 


Entre em contato com nossa Ouvidoria:

 Horário De Atendimento: De Segunda à Sexta-feira - Das 07:30h às 12h e das 13:30h às 17h.